- Página Inicial
- ATM ou Agências
- Sobre Nós
- Ajuda
- Saiba Mais
-
- Acessibilidade
- en
Com a proximidade da temporada de furacões, algumas dicas se tornam valiosas para que possamos nos preparar para o antes, o durante e o depois, caso um furacão venha a passar por nossa cidade. Preparamos algumas informações importantes para você se preparar e tentar ficar o mais seguro possível.
De acordo com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA), que faz parte do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, “Furacões são grandes tempestades que se formam acima das águas dos oceanos e eventualmente se movem em direção ao solo. As ameaças dos furacões incluem ventos e chuvas fortes, tempestades, enchentes costeiras e interiores, fortes correntes marítimas e tornados”.
A temporada de furacões do Atlântico se inicia no dia 1° de junho e se estende até dia 30 de novembro, com seu pico ocorrendo entre a metade de agosto e final de outubro.
Saiba as rotas de evacuação locais. Saiba para onde ir e tenha um plano de um possível local onde possa ficar caso ocorra uma ordem de evacuação.
Inscreva-se em programas de alerta e avisos locais. Monitore os jornais e a previsão do tempo.
Prepare uma “bolsa de viagem”, caso tenha que deixar sua casa. Alguns itens a serem incluídos são: lanterna, pilhas e baterias externas, kit de primeiros socorros, medicamentos de uso diário, cópias de documentos e informações pessoais de importância.
Caso não esteja localizado em uma área com alerta de evacuação e decidir ficar em sua propriedade, estoque alguns itens de necessidade básica, como comidas não perecíveis e água, caso haja queda de luz e corte no abastecimento de água por alguns dias, impossibilitando sua saída da área afetada.
Mantenha seu carro completamente abastecido e em dia com a manutenção.
Proteja sua propriedade. Reforce telhados, janelas e portas. “Shutters”, que são proteções específicas para os locais descritos anteriormente, oferecem a melhor proteção. Porém, caso você não possua essas proteções específicas, madeiras conhecidas como “5/8 inch marine plywood”, também são uma boa alternativa.
Reveja as apólices de seguro referentes a sua propriedade para evitar futuras surpresas.
Crie um plano de comunicação caso a situação se torne crítica – o envio de mensagens é geralmente mais confiável, visto que as linhas telefônicas tendem a ficar sobrecarregadas.
Faça uma retirada de dinheiro extra, caso os caixas eletrônicos fiquem temporariamente fora de serviço.
Fique atento aos alertas e avisos locais. Siga as instruções fornecidas pelas autoridades de sua área.
Mantenha-se distante de janelas e procure um abrigo numa área mais interna e mais baixa para se proteger de ventos fortes.
Em caso de enchente, vá para uma área de maior altitude.
Chame 9-1-1 caso se encontre em situações de risco de vida.
Fique atento às atualizações fornecidas pelas autoridades locais relacionadas à passagem do furacão.
Entre em contato com familiares e amigos, se possível, usando mensagens de texto ou redes sociais.
Caso tenha deixado a área em que reside, somente retorne quando as autoridades avisarem que é seguro retornar.
Evite caminhar ou dirigir por estradas ou caminhos alagados.
Fique atento aos fios elétricos.
Não consuma água da pia até que as autoridades responsáveis orientem que é seguro fazê-lo.
Fotografe qualquer tipo de danos ocorridos em sua propriedade, com intuito de lhe auxiliar caso tenha que reivindicar cobertura ao seu seguro e faça o necessário para evitar maiores danos.
O National Weather Service (NWS), Serviço Nacional do Meteorologia Americano, emite alertas quando as condições climáticas tornam os furacões mais prováveis. Esteja familiarizado com os termos utilizados para que você possa estar preparado para tomar as medidas apropriadas conforme os alertas.
Vigilância – Acontece quando uma tempestade tropical ou furacão é possível dentro de 48 horas. Durante esse período, você deve monitorar alertas, verificar seus suprimentos de emergência e reunir qualquer item que possa ser necessário no caso de haver uma perda de energia.
Alerta – Este alerta é emitido quando se espera uma tempestade tropical ou furacão dentro de 36 horas. Portanto, quando esse alerta for enviado, conclua seus preparativos e saia da área ameaçada se for instruído(a) a fazê-lo.
Além das dicas acima, existe uma grande quantidade de informações que podemos encontrar na Internet. Separamos abaixo alguns links interessantes que podem ser úteis:
https://www.weather.gov/
https://www.ready.gov/
http://www.redcross.org/get-help/how-to-prepare-for-emergencies/types-of-emergencies/hurricane
Existem ainda alguns aplicativos que poderão lhe auxiliar. Um deles é o aplicativo que pode ser encontrado no link: https://fema.gov/mobile-app/. Este aplicativo inclui informações em inglês e espanhol.
Então fique de olho!
Oficialmente, a temporada já começou. Fique sempre atento aos alertas do clima e às recomendações feitas pelas autoridades locais.
Preparar-se é a melhor maneira de prevenir danos maiores.